Nome cogitado muitas vezes para as rodas do grupo, desta vez as agendas combinaram e a voz representativa de Glória Bomfim enobrece o canto para as boas-vindas a 2024
Especial como o primeiro mês do ano na capital baiana, promete ser roda de samba que abre o calendário de atividades do Grupo Botequim em 2024. A começar pela convidada da noite, a baiana do Recôncavo, Glória Bomfim, figura emblemática do samba brasileiro, que vai soltar a voz num dos momentos mais esperados da noite da próxima sexta-feira (12). O show começa às 21h. Ingressos à venda: Sympa.
Em 2024, o Botequim segue firme e às vias de completar a maioridade no mês de outubro. A missão de pesquisa e preservação do samba tradicional brasileiro e baiano prossegue forte, o que inclui trazer para as suas rodas nomes fortes que fortalecem o movimento em torno do gênero musical na Bahia e no Brasil. Por isso, trazer Glória Bomfim era um desejo antigo do grupo
Além de ser uma das figuras mais importantes do samba no Brasil, Glória é uma das vozes mais representativas do canto afro-brasileiro. Natural do Recôncavo Baiano, teve seu primeiro álbum, Santo e Orixá, lançado em 2007, gravado com 14 composições inéditas de Paulo César Pinheiro, e depois reeditado em 2011 pelo selo Quitanda, de Maria Bethânia, com o novo título de Anel de Aço.
“Glória é uma figura extremamente importante para o nosso samba. Uma mulher preta de resistência, que saiu da sua terra para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Lá, que é uma grande potência, ela com sua voz maravilhosa cria uma conexão com Paulo César Pinheiro, um dos maiores compositores do Brasil, e grava seu primeiro disco com músicas escritas por ele. Uma artista potente que carrega uma ancestralidade muito forte, ligada à nossa matriz africana. Vai ser uma noite muito especial contar com a participação dela pela primeira vez com o Botequim. Glória Bomfim é uma artista que devemos reverenciar, tirar o chapéu e ouvir em todos os aspectos, não só musicalmente, mas como mulher, mãe de santo e tudo que ela representa”, comenta Roberto Ribeiro, cavaquinista e um dos fundadores do Grupo Botequim.
GRUPO BOTEQUIM
Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim vai completar 18 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016) o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.
O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).
Serviço:
Roda de Samba do Botequim
Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Quando: 12/01/2024 (sexta-feira)
Horário: 21h
Quanto: R$25,00 (2° LOTE)
Vendas: Clique aqui
Foto: Silvana Marques