Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Idris Elba planeja construir cidade inteligente na Serra Leoa

Foto: Unique Nicole/Getty Images (retrato) e Muhammad Shah Jaman/Getty Images (paisagem)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O renomado ator de Hollywood, Idris Elba, revelou seu ambicioso projeto de regeneração urbana na Ilha Sherbro, localizada na costa da Serra Leoa. Com o objetivo de transformar a ilha em uma cidade inteligente capaz de abrigar até um milhão de pessoas, o empreendimento visa revitalizar a região e impulsionar o desenvolvimento econômico do país africano.

O plano visionário de Elba foi inspirado por seu amigo de infância, Siaka Stevens, descendente de um ex-presidente da Serra Leoa. Juntos, eles estão colaborando para criar o Sherbro Island City, em parceria com os escritórios de arquitetura Sasaki Associates e Foster + Partners, que serão responsáveis pelo plano diretor da cidade.

Inicialmente, o foco será na revitalização da cidade de Bonthe, o maior assentamento na ilha, que atualmente abriga cerca de 10 mil habitantes. O projeto visa preservar as belezas naturais de Sherbro, enquanto busca oferecer uma infraestrutura moderna e sustentável.

Financiado por uma parceria público-privada entre a Sherbro Alliance Partners (SAP) e o governo da Serra Leoa, o Sherbro Island City será estabelecido como uma zona econômica especial, com um sistema jurídico e econômico independente. Isso permitirá uma governança mais eficiente e um ambiente propício para investimentos.

Além disso, o projeto inclui a implementação de fontes de energia renovável, visando suprir a demanda energética da cidade. Um parque eólico e solar, desenvolvido pela Octopus Energy Generation, será construído, com previsão de início das obras ainda este ano. Essa iniciativa é crucial, considerando que apenas 28% da população da Serra Leoa tem acesso à eletricidade.

Com essa iniciativa, Idris Elba demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o progresso de sua terra natal, estabelecendo um legado positivo para as gerações futuras. A construção do Sherbro Island City representa não apenas um marco para a Serra Leoa, mas também uma inspiração para outros projetos de desenvolvimento urbano em todo o continente africano.

 Foto: Divulgação/Sherbro Alliance Partners

Fonte: Casa Vogue Cidades

Últimas Notícias
Últimas Notícias