O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) que o setor de fabricação de alimentos é o que mais emprega no Brasil, representando 22,8% dos 8,3 milhões de trabalhadores da indústria em 2022. A pesquisa também destacou a indústria de confecção de vestuário e produtos de metal como outros segmentos com significativa ocupação.
A Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa revelou que, além do número expressivo de empregos, as empresas industriais geraram uma receita líquida de vendas de R$ 6,7 trilhões no ano passado. O relatório apontou estabilidade na distribuição da mão de obra, com 97,3% dos trabalhadores na Indústria de transformação.
O salário médio na indústria foi de 3,1 salários mínimos em 2022, com uma diminuição em relação a anos anteriores devido a ajustes nos setores extrativo e de transformação. A PIA-Produto também destacou produtos como óleos brutos de petróleo e óleo diesel como os principais em termos de receita líquida de vendas, impulsionados por variações nos preços globais.