Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (16)

Foto: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerra-se na sexta-feira (16), por meio da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até 21 de junho. No primeiro dia do exame, que abrange testes de linguagens, redação e ciências humanas, os participantes têm um total de 5 horas e 30 minutos para completar as provas. No segundo dia, dedicado a matemática e ciências da natureza, são destinados 5 horas.

A divulgação do gabarito está prevista para o dia 24 de novembro, enquanto os resultados serão anunciados em 16 de janeiro de 2024.

O Enem oferece diversas oportunidades aos participantes. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é possível ingressar em várias universidades públicas. Além disso, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O exame também é válido para acessar auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os resultados podem ser usados ​​para processos seletivos em instituições de ensino em Portugal que possuíam registro com o Inep.

Qualquer cidadão que tenha concluído o ensino médio ou esteja no último ano da educação básica pode fazer o Enem como forma de ingresso no ensino superior. Aqueles que ainda não concluíram o ensino médio também podem realizar o exame como uma forma de treinamento e autoavaliação.

Criado em 1988, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha o objetivo inicial de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao termo da educação básica. A partir de 2009, sua metodologia foi aprimorada, passando a ser utilizada como um meio de acesso ao ensino superior.

Foto: Divulgação/Depositphotos

Últimas Notícias
Últimas Notícias