Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Inscrições para o Sisu 2024 abrem em janeiro; saiba como participar

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Está chegando a hora de dar um passo decisivo rumo ao ensino superior público no Brasil. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começarão em 22 de janeiro e vão até 25 do mesmo mês, oferecendo aos estudantes que realizaram o Enem a chance de concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas.

O Ministério da Educação divulgou as datas nesta sexta-feira (29), revelando que o resultado do processo seletivo será publicado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. Os selecionados terão entre 1º e 7 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição escolhida.

Uma mudança significativa neste ano é a realização de apenas uma etapa de inscrição para os candidatos concorrerem às vagas, válidas para o primeiro e segundo semestres de 2024. A designação do semestre de ingresso dependerá da classificação obtida no curso desejado, sem a possibilidade de escolha por parte do candidato.

Os participantes precisam ter realizado o Enem 2023 e não ter zerado a prova de redação. Não é permitido concorrer às vagas pelo Sisu para aqueles que participaram do exame como treineiros.

Outra novidade é a lista de espera, que poderá ser utilizada ao longo do ano pelas instituições de ensino superior para preencher as vagas não ocupadas na chamada regular. O candidato não selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

O edital também destaca que os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga, primeiramente na modalidade de ampla concorrência e, em seguida, na reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e políticas de ações afirmativas das instituições.

Serviço:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024.
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024.
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Foto: Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias