Projeto Inovador no Fórum ESG Salvador promove Empreendedorismo e Sustentabilidade
O Instituto Mandarina inova ao apresentar, no Fórum ESG Salvador, uma exposição que transforma mais de uma tonelada de resíduos em bolsas artesanais. Utilizando lonas de eventos, principalmente do Carnaval 2024, o projeto promove a economia circular e o empreendedorismo, beneficiando 30 mulheres artesãs.
Reciclagem Criativa e Empreendedorismo Social
A iniciativa, em parceria com a Fábrica Cultural, resultou na produção de 100 bolsas autorais, em 10 modelos diferentes, todas confeccionadas com lonas recicladas. Além de promover o upcycling, o projeto oferece mentorias conduzidas por empreendedores especialistas, capacitando as mulheres artesãs das comunidades da Península de Itapagipe.
Transformação e Geração de Renda
Com a identidade do Carnaval 2024, as bolsas levam a marca e as histórias das artesãs, valorizando a cultura local. Posteriormente, serão comercializadas, gerando renda para as participantes do projeto. A ação não apenas reduz o desperdício e o impacto ambiental, mas também promove a formação de pessoas para o mercado e a inclusão social.
Parceria e Apoio
O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, recebeu o apoio da Saltur – Empresa Salvador Turismo, visando estimular a economia circular e favorecer o setor cultural da cidade. Empresas são incentivadas a adotar ações semelhantes, alinhadas aos princípios ESG, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
Instituto Mandarina e III ESG Fórum Salvador
O Instituto Mandarina, comprometido com a geração de renda e o empreendedorismo na Bahia, já apoiou mais de 200 empreendedores. O projeto faz parte do III ESG Fórum Salvador, realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia, com o patrocínio de diversas empresas e o apoio institucional de entidades como o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Salvador.
Fotos: Mandarina/Divulgação