Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Integrantes do ABBA se reúnem para receber prêmio na Suécia

Foto: TT News Agency/Henrik Montgomery
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Grupo sueco vendeu 385 milhões de discos e coleciona hits como “Dancing Queen”, “Thank You For The Music” e “Fernando”

Os quatro membros do icônico grupo pop ABBA se reuniram na sexta-feira (31) para receber uma das maiores honrarias da Suécia, a “Ordem Real Vasa”, durante uma cerimônia no palácio real em Estocolmo. Agnetha Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, que raramente fazem aparições públicas juntos e estão na casa dos 70 anos, receberam a ordem das mãos do rei Carl XVI Gustaf “por contribuições muito distintas na vida musical sueca e internacional”, conforme comunicado da Corte Real.

Formado em 1972, o ABBA rapidamente alcançou fama mundial, vendendo 385 milhões de discos e conquistando fãs em todo o mundo com sucessos duradouros como “Dancing Queen”, “Thank You For The Music” e “Fernando”. Apesar de se separarem no início dos anos 1980, o legado do grupo permanece forte, com um impacto significativo na música pop global.

A cerimônia de premiação também marca o retorno da Suécia à concessão de ordens de cavalaria aos seus cidadãos, após uma pausa de 50 anos. Este ano, a Suécia retomou a concessão de tais honrarias, sendo a Ordem Vasa a mais jovem das quatro ordens de cavalaria estabelecidas no século 18.

O ano de 2024 também celebra os 50 anos da vitória do ABBA no Eurovision Song Contest de 1974 com a música “Waterloo”, evento que catapultou o grupo ao sucesso internacional. Desde então, o musical “Mamma Mia!”, composto por Ulvaeus e Andersson e baseado nas canções do grupo, tem encantado mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo desde sua estreia em 1999. O sucesso do musical também gerou dois filmes de grande bilheteria.

Após a cerimônia, Ulvaeus expressou sua emoção em entrevista à TV4 sueca, destacando a importância do reconhecimento por parte do público sueco.

Os destinatários da Ordem Vasa são propostos pelo público e as decisões formais são tomadas pelo governo, refletindo a apreciação nacional pelas contribuições culturais e artísticas de seus cidadãos.

Últimas Notícias
Últimas Notícias