Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Irá Salles promove tours guiados por museus de Salvador como parte das comemorações pelos 25 anos de sua marca

Imagem: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Após iniciar as celebrações em torno dos 25 anos de sua marca com um desfile em março, no Le Salon de Miroirs (O Salão dos Espelhos), durante a Paris Fashion Week (PFW), na França, a designer de moda baiana Irá Salles segue comemorando o marco de sua grife com uma série de atividades.

A primeira delas será uma visita ao Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, no Corredor da Vitória, local que reúne um valioso acervo que reflete o estilo de vida de parte da sociedade baiana dos séculos 18 e 19. “Cresci indo muito a este museu, na companhia de minha mãe e avó, assistindo à aulas de história da arte”, revela Irá.

O passeio pelo museu reunirá cerca de 20 mulheres próximas à marca e contará com o acompanhamento da museóloga e historiadora Simone Trindade, que comandará o tour guiado pela casa. “Este encontro vai acontecer em 17 de abril e será o primeiro de cinco. A ideia é visitar casas de histórias em Salvador, como o MAM e o MAC, entre outros”, adianta Irá. “Quem sabe a gente não volta ao Costa Pinto com uma exposição”, diz.

Nos planos da marca para as comemorações dos 25 anos estão ainda a inauguração de uma loja em São Paulo, o lançamento de um livro, de um projeto social e de uma coleção de bolsas que reunirá novos itens e releituras de clássicos de seu portfólio.

SOBRE IRÁ SALLES
A estilista Irá Salles vem desenvolvendo há 25 anos um trabalho autoral, contemporâneo e sofisticado com técnicas manuais.

Formada pela Parsons School of design em Nova York, por onde passaram nomes como Calvin Klein, Marc Jacobs, Donna Karan, Irá iniciou a carreira trabalhando com alta costura ao lado de Carolina Herrera, onde desenvolveu modelos para Uma Thurman, princesa Margareth, dentre outras celebridades, mas foi com uma linha de bolsas que tudo começou, quando resolveu voltar para o Brasil.

Estabelecida em Salvador, Irá Salles criou as primeiras peças com trabalhos manuais, mas sempre com um toque contemporâneo e acabamentos impecáveis em materiais selecionados e de primeira qualidade.

Suas peças são vendidas em mais de 50 pontos do Brasil, além de outros 30 nos Estados Unidos, Canadá, Japão, França e Inglaterra. Além disso, duas de suas criações estão no acervo do maior museu de bolsas de mundo, o Tassen Museum of Bags and Purses, em Amsterdam, onde foi destaque na exposição ‘Tecnique’, em 2011.

Ao longo desses anos, a marca já foi tema de reportagens em revistas nacionais e internacionais, como Vogue, Elle, Marie Claire, Vogue e Elle americana. Este ano, o destaque se deu com o desfile em Paris. “Quis levar a Bahia de forma elegante e alegre”, explica.

Além de ter uma identidade autoral, a Irá Salles também se destaca por ser sustentável e responsável, trabalhando com comunidades locais que vivem do artesanato, além de estar envolvida com a fundação José Silveira em projetos para a cura do câncer de mama em comunidades carentes.

Imagem: Divulgação