A Origem Week, terceira edição da feira que reúne produtores artesanais e gourmet, abre suas portas no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, com uma proposta inovadora: apresentar a Estrada do Chocolate, um roteiro temático localizado na Costa do Cacau, como convite para desbravar a Bahia. Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o estande destaca os destinos das 13 zonas turísticas da Bahia, com ênfase na região cacaueira, atual destaque na teledramaturgia brasileira e portuguesa.
A Estrada do Chocolate, primeiro roteiro temático do estado, é um convite a uma viagem sensorial. Localizada na rodovia estadual BA-262, conectando Ilhéus à BR-101, atravessa os municípios de Uruçuca, Itacaré e Canavieiras, região famosa como a Costa do Cacau, principal produtora de cacau e derivados na Bahia.
Nesse contexto, fazendas centenárias, com suas construções coloniais, vão muito além das plantações de cacau. A Fazenda Capela Velha, por exemplo, diversificou sua produção desde 2011, conforme destaca a empresária Taís Tomich: “Começamos a fazer licor de cacau, geleia de cacau, melaço de cacau, chá de cacau e, obviamente, os chocolates. E com isso, começou a procura pelo turismo, para entender melhor como a gente fazia esta fermentação, que é especial… como todos estes produtos eram feitos e embalados aqui na fazenda, sempre com matéria-prima da fazenda. E hoje, o turismo responde por aproximadamente 30% do nosso faturamento”.
A Origem Week, além de promover produtos artesanais e gourmet, inclui o 35º Chocolat Festival, trazendo à tona a riqueza da produção de cacau na região. Segundo Maurício Bacelar, secretário da Setur-BA, a feira incrementa o fluxo turístico do estado, promovendo produtos de origem baiana e os atrativos turísticos da Bahia, com destaque para a Estrada do Chocolate, proporcionando aos visitantes uma imersão na cultura do cacau e na produção de chocolate premiado mundialmente.
Com 230 estandes e 194 marcas de produtores da Bahia e de outros estados, a Origem Week oferece uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, feira de artesanato, workshops, rodadas de negócios e oficinas de capacitação. A expectativa é de receber 28 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento, gerando R$ 6 milhões em negócios. A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, contribuindo para a campanha Bahia Sem Fome.
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Foto: Tiago Queiroz