Talita Santos Souza, de 14 anos, moradora de Camaçari, foi selecionada para participar do encontro “À nous le cinéma!”, em Frankfurt. Ela e outra estudante do estado de São Paulo representarão o Brasil em um evento que reunirá aprendizes da sétima arte de 15 países.
Talita, junto com seus colegas da oficina de cinema do Programa Imagens em Movimento (PIM), criou o curta-metragem “Alice”. O filme aborda as mudanças no corpo de uma adolescente e sua superação com a ajuda da irmã.
O PIM incentiva o protagonismo das crianças e adolescentes no processo artístico, estimulando a produção audiovisual a partir de suas próprias histórias, sonhos e questionamentos.
Essa oportunidade única aproxima Talita de seu sonho de se tornar uma cineasta. Ela terá a chance de interagir com o renomado diretor de cinema Wim Wenders, além de participar de debates e exibições de filmes.
O curta-metragem “Alice” também será exibido no Encontro de Rede “Cinema, Cem Anos de Juventude”, em novembro, pela primeira vez fora da França.
O Programa Imagens em Movimento (PIM) é uma parceria pioneira que busca trazer a experiência do cinema para o currículo escolar da rede pública brasileira, promovendo oficinas gratuitas de arte e cultura no horário extracurricular.
Ao longo de 12 anos, o PIM já beneficiou cerca de 3 mil alunos e 200 educadores, resultando na criação de mais de 200 obras audiovisuais.
Parabéns, Talita, por representar o Brasil e seguir seu sonho no mundo do cinema!

Foto: Camilo Lobo