Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Lançamento do SpaceX, foguete mais poderoso da história é adiado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A SpaceX, empresa de Elon Musk, realizaria nesta segunda-feira (17) o primeiro voo orbital do Starship, considerada a nave mais poderosa já construída, mas, devido a problemas técnicos, o voo não aconteceu.

O lançamento estava previsto para as 9h (horário de Brasília) na Starbase, base de lançamentos da SpaceX no Texas, Estados Unidos, com uma janela de lançamento de 150 minutos, a depender de condições meteorológicas desfavoráveis. A empresa anunciou uma atualização do horário para às 10h20, mas, poucos minutos antes do lançamento, o evento foi cancelado.

O que aconteceu? Musk anunciou no Twitter que o foguete não iria voar hoje devido a um problema de pressurização no primeiro estágio do equipamento. “Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, disse Musk.

O que é o Starship? É o novo foguete da SpaceX projetado para levar tripulantes a lugares como a Lua e Marte. É capaz de acionar 31 motores de foguete ao mesmo tempo, gerando o equivalente a 7 mil toneladas de empuxo — mais do que o dobro dos foguetes Saturn V, usados ​​pelos astronautas das missões Apollo à Lua. O projeto é totalmente reutilizável, o que promete reduzir custos, segundo a empresa desenvolvedora. A Nasa fechou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a SpaceX em 2021 para aprimorar o sistema de pouso humano.

Por que é importante? O Starship deve levar os astronautas até a superfície lunar durante a missão Artemis III, prevista para 2025. O projeto da SpaceX prevê um sistema de transporte seguro e reutilizável para transportar passageiros e carga para diferentes destinos no espaço. Com uma missão, a SpaceX busca se consolidar como líder na corrida espacial, que conta com investimentos de bilionários como o de Musk.

Foto: Divulgação/SpaceX

Foto: Swapna Krishna/Engadget

Últimas Notícias
Últimas Notícias