O talentoso cantor e compositor escocês, Lewis Capaldi, recorreu às redes sociais hoje para compartilhar uma importante notícia com seus fãs. Devido à sua Síndrome de Tourette, ele decidiu fazer uma pausa em sua turnê.
Durante o festival de Glastonbury, no Reino Unido, no último sábado, Lewis perdeu a voz, mas contou com a ajuda calorosa de seus fãs para terminar a música “Someone You Loved”.
Essa não é a primeira vez que o artista precisa fazer uma pausa. No dia 5 de junho, ele anunciou em seu Instagram que cancelaria todos os compromissos até o festival para cuidar de sua saúde física e mental. Agora, no anúncio de sua nova pausa, Lewis expressou sua gratidão pelas mensagens de apoio que recebeu após o show, mas destacou que precisa dedicar ainda mais tempo ao cuidado de sua saúde mental e física para continuar fazendo o que ama.
“É essencial que eu esteja bem para me apresentar no nível que todos vocês merecem”, escreveu ele. “Essa foi a decisão mais difícil que já tomei em minha vida.”
A Síndrome de Tourette é uma condição neuropsiquiátrica que combina sintomas neurológicos e psiquiátricos, como explicado pela neurologista Joyce Yamamoto em uma entrevista à CNN Rádio. Segundo ela, os tiques podem parecer propositais, mas são parcialmente involuntários. Os pacientes conseguem controlá-los parcialmente, sentindo uma agonia no local antes de liberá-los, trazendo um alívio momentâneo.
A especialista em distúrbios do movimento também destacou que a Síndrome de Tourette pode estar associada a outros transtornos psiquiátricos, formando uma “bola de neve”. Entre 80% e 90% dos pacientes podem apresentar comorbidades, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.
A saúde de Lewis Capaldi é uma prioridade e todos desejamos que ele se recupere e volte a encantar o mundo com sua música em breve. Enviamos todo o nosso apoio ao talentoso cantor nessa jornada de cuidado pessoal.
Confira a mensagem completa de Lewis Capaldi:
“Olá a todos.
Antes de mais nada, obrigado ao Glastonbury por me receber, por cantarem junto quando eu precisava e por todas as mensagens incríveis depois. Isso realmente significa o mundo para mim.
O fato de que isso provavelmente não será uma surpresa não torna mais fácil escrever, mas sinto muito em informar que vou fazer uma pausa nas turnês por tempo indeterminado.
Costumava conseguir aproveitar cada segundo de shows como este e esperava que três semanas de folga me resolvessem. Mas a verdade é que ainda estou aprendendo a me ajustar ao impacto da minha Síndrome de Tourette e no sábado ficou evidente que preciso passar muito mais tempo cuidando da minha saúde mental e física para poder continuar fazendo tudo o que amo por muito tempo.
Sei que sou incrivelmente afortunado por poder tirar um tempo quando outros não podem, e gostaria de agradecer à minha incrível família, amigos, equipe, profissionais de saúde e a todos vocês que têm sido tão solidários em todos os momentos, nos bons tempos e ainda mais durante o último ano, quando eu precisei mais do que nunca.
Sinto muito para todos que tinham planejado ir a um show antes do final do ano, mas preciso estar bem para me apresentar no nível que todos vocês merecem. Tocar para vocês todas as noites é tudo o que sempre sonhei, então essa foi a decisão mais difícil da minha vida.
Voltarei assim que puder.
Todo meu amor, sempre, Lewis ×”

Foto: Oli SCARFF / AFP