O festival global multidisciplinar de diplomacia cultural Liberatum será realizado em Salvador de 3 a 5 de novembro deste ano, com destaque especial na contribuição cultural afro-brasileira.
O festival contará com a presença de estrelas internacionais como Naomi Campbell, Taís Araújo, Alcione, Debbie Harry, Lee Daniels, Lázaro Ramos e Kehinde Wiley.
O Liberatum Brasil será uma plataforma internacional para defender igualdade, diversidade e inclusão. O festival será aberto ao público gratuitamente e contará com uma programação eclética que inclui música, dança, teatro, cinema, artes visuais, palestras e debates.
A Bahia é o estado mais negro do Brasil, com mais de três quartos de seus mais de 14 milhões de habitantes com raízes na África. A capital Salvador tem a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano. Mais de 80% da população de Salvador é de origem africana.
O Liberatum Brasil ocupará vários locais da cidade de Salvador, incluindo o Pelourinho, o Mercado Modelo, o Museu Afro-Brasileiro e a Universidade Federal da Bahia.
O Liberatum é um festival global que já aconteceu em Hong Kong, Estados Unidos, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, Índia e França.
Fundada em 2001, a missão do Liberatum é apresentar ao público mundial programas artísticos notáveis do mais alto calibre, apresentando visionários culturais, pioneiros e agentes de mudança como participantes para promover mudanças sociais, liberdade de expressão e aumentar a conscientização sobre questões importantes que afetam a humanidade.
Já participaram do evento em outras edições Pelé, Nicole Kidman, Will Smith, Cher, Gore Vidal, Zaha Hadid, Mark Ruffalo, Susan Sarandon, Hilary Swank, Vivienne Westwood, Tilda Swinton, Pabllo Vittar, Michael Douglas, Frank Gehry, David Hockney, Francis Ford Coppola, Zoe Saldana e Pharrell Williams.
O Liberatum Brasil é uma oportunidade única para celebrar a cultura negra e promover a igualdade, diversidade e inclusão. O festival é aberto ao público gratuitamente e contará com uma programação eclética que inclui música, dança, teatro, cinema, artes visuais, palestras e debates.
Fotos: Instagram/@taisdeverdade; Adrieverton; Mikael Jansson