Ação humanitária: Mais de 10,3 mil animais, entre de estimação e silvestres, foram resgatados das enchentes no Rio Grande do Sul, segundo boletim da Defesa Civil do estado.
Atuação conjunta: Equipes voluntárias, como o Grupo de Respostas a Animais em Desastres (Grad), atuam em resgates, triagem veterinária e cuidados aos animais afetados pelas inundações.
Reencontro e apoio: Tutores que perderam seus animais podem procurar a Defesa Civil e abrigos locais para tentar encontrá-los. ONGs e grupos independentes utilizam redes sociais para ajudar na localização e no cuidado dos pets.
Solidariedade: O Grad solicita apoio de embarcações para ampliar os resgates. Doações de rações, itens veterinários e lares temporários para os animais são fundamentais nesse momento de crise.
Compromisso e exemplo: A primeira-dama Janja da Silva adotou uma cachorra resgatada durante visita ao Centro de Bem-Estar Animal de Canoas. Diversas instituições, como o Esporte Clube Pelotas, estão oferecendo abrigos e cuidados aos animais afetados.
Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci