No mundo do luxo, as grifes renomadas não se limitam mais a bolsas e carros esportivos. Desde os anos 2000, marcas de moda e automóveis perceberam a oportunidade de deixar sua marca não apenas na moda, mas também na arquitetura. Em Miami, Versace, Armani e Fendi emprestaram seus nomes a edifícios à beira-mar, criando um verdadeiro fenômeno.
Essa colaboração vai além de um simples nome. Por exemplo, o Porsche Design foi lançado com características que lembram a montadora alemã. O edifício inovou com elevadores capazes de levar os carros até a sala dos proprietários. A arquitetura reflete as linhas arrojadas de um Porsche, e a área de lazer é um paraíso para os amantes de carros, com salas de jogos e simuladores de corrida.
Inspirados pelo Tio Sam, brasileiros logo adotaram essa tendência. A Ferrari, através do estúdio de design Pininfarina, deixou sua marca em empreendimentos da Cyrela em São Paulo. A associação com marcas de luxo atrai clientes em busca de qualidade e estilo.
Porém, essa estratégia exige mais do que um nome famoso. Os incorporadores precisam proporcionar a experiência única que os clientes esperam de uma grife de renome. A associação deve ser tangível ao longo do projeto.
Apesar do sucesso, poucos empreendimentos são batizados com grifes famosas. O alto custo e o risco associado à reputação da marca são considerações importantes. A escolha da parceria certa é crucial para o êxito dessa estratégia de marketing.
O edifício Porsche, atração em Miami (Reprodução/VEJA)
Fonte: Veja Mercado