A atriz Marina Ruy Barbosa realizou nesta quarta-feira (9) o primeiro desfile de sua marca de moda autoral Ginger. O evento aconteceu na CasaCor Rio, localizada no bairro do Jardim Botânico, na capital carioca, e contou com a apresentação de seu novo diretor criativo, Douglas Almeida.
A nova coleção da Ginger, batizada de “Nós”, é inspirada na biodiversidade brasileira. As peças têm referências orgânicas e são feitas com materiais naturais, como algodão, linho e seda. A cartela de cores foi criada a partir de tons presentes na natureza, como o vermelho guaraná, o amarelo biribá e o verde esmeralda.
Uma parte da porcentagem dos lucros da coleção será revertida para o projeto DoTS, que une arte, pesquisa e educação para documentar e promover internacionalmente as espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
Em entrevista à Vogue Brasil, Marina Ruy Barbosa falou sobre o primeiro desfile, lições de empreendedorismo e planos de expansão da marca.
“A Ginger era um sonho de infância, que foi ganhando corpo e com muito trabalho duro, claro! Hoje, três anos depois, faz muito sentido celebrar toda a história da marca de uma maneira mais significativa”, diz Marina. “As nossas vitórias, as nossas conquistas e um desfile pra uma grife é um marco de um capítulo, por isso, eu queria que ele fosse celebrado da forma que merece: com muita moda, alegria e impacto”.
A atriz também fez um balanço da marca depois de três anos. “É muito positivo! Eu acho que estamos conseguindo apresentar a nossa essência para o público, construindo passo a passo sem abrir mão de apresentar uma moda relevante e surpreendente. Acho que estamos conquistando o nosso espaço no mercado com muita humildade e vontade de aprender sempre. E eu fico muito feliz que conseguimos ajudar causas importantes ao longo da nossa história. Tenho muito orgulho do nosso caminho e da nossa equipe que, junto comigo, tirou esse sonho do papel e estamos aí, construindo a nossa história”.
Marina também divide seus aprendizados como empreendedora. “Ser resiliente acima de tudo, porque empreender é um desafio, empreender no Brasil mais ainda, mas eu sempre acreditei muito no meu sonho de construir uma marca de moda autoral que tivesse a minha cara, a minha essência, a minha estética, autêntica e verdadeira”, afirma. “O nosso marketing também sempre foi inovador, a gente sempre trouxe ativações que deram o que falar desde o momento que lançamos a marca. Ser dona do meu próprio negócio traz uma camada ainda maior de responsabilidades e desafios, mas também me dá liberdade de ousar fazendo aquilo que eu acredito”.
Sobre possíveis planos de expansão, a empresária afirma que o crescimento é sempre planejado de maneira estratégica. “A gente começou com e-commerce por conta da nossa via digital, mas entramos em São Paulo, depois Rio e com a nossa pop-up também em Curitiba quando as praças já estavam bem consolidadas do ponto de vista comercial. Estamos bem felizes com a nossa atuação de varejo físico e sempre de olho em oportunidades de expansão, claro, que façam sentido. Mas, eu acho sempre importante falar e frisar que somos uma empresa 100% independente, e nossa intenção é continuar nesse caminho”.
Fotos: Zé Takahashi