A modelo Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, é a primeira participante transgênero a ganhar o Miss Universo Holanda. O anúncio foi feito no domingo (9) e a coroa foi entregue por Ona Moody, vencedora do ano anterior, e pela atual Miss Universo, a cantora americana R’Bonney Gabriel. O concurso do Miss Universo será realizado em dezembro, em El Salvador. A representante do Brasil será Maria Brechane, do Rio Grande do Sul.
Essa conquista é um marco importante para a representatividade, já que Rikkie Valerie se tornou a segunda mulher transgênero a ganhar o título de participar da competição mundial. A CEO do JKN Global Group PCL, Anne Jakkaphong Jakrajutatip, uma defensora dos direitos transgênero, é a dona do concurso internacional de beleza.
Rikkie expressou sua emoção ao compartilhar essa conquista. Ela disse: “Eu fiz isso. É irreal, mas posso me chamar de Miss Universo Holanda 2023. Foi um processo educativo e maravilhoso. Deixei minha comunidade muito interna e mostrei que isso é possível. E sim, sou uma mulher trans e gostaria de compartilhar minha história”. Ela agradeceu à sua família e amigos pelo apoio e afirmou que eles são seus maiores fãs. Rikkie também expressou seu desejo de poder estar ao lado de todos, onde quer que estejam no mundo, e ser um exemplo para eles.
Essa conquista de Rikkie Valerie é um passo significativo para a inclusão e para quebrar barreiras no mundo dos concursos de beleza, promovendo a diversidade e a visibilidade das pessoas transgênero.
Foto: Reprodução/ Instagram