Em contrapartida, dados do IBGE apontam que pessoas do sexo feminino representam mais da metade da população brasileira
Um novo levantamento realizado pelo FESA Group revela uma realidade ainda desafiadora para as mulheres no mundo corporativo das finanças, especialmente nos bancos de investimento. Segundo dados exclusivos obtidos pela CNN, apenas 17,4% das pessoas do sexo feminino ocupam posições de destaque, como CFO (equivalente à diretora financeira), nesses setores.
Essa disparidade de gênero nas posições de liderança reflete uma tendência preocupante, considerando que as mulheres representam mais da metade da população total no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fabiana Rocha, especialista em mercado financeiro da FESA Group, destaca a importância desse levantamento para impulsionar a diversidade e a inclusão nos bancos, especialmente na pauta de gênero. Rocha afirma: “É um mapeamento que ajuda a compreender qual é a realidade dessas companhias, a pensar em como substituir vice-presidentes e CEOs por executivas e entender quais são áreas que precisam de maior atenção para incluir mulheres”.
O estudo analisou 82 empresas do mercado financeiro, abrangendo 249 pessoas e 12 posições de trabalho. Além disso, apresentou dados sobre a presença feminina em diferentes departamentos, com destaque para o setor de Recursos Humanos, onde as mulheres representam 61,54% dos cargos de alto escalão. Seguindo de perto estão os departamentos de Relações Institucionais e Sustentabilidade, com 56,5% de representatividade feminina.
Diante desse cenário, a pesquisa destaca a necessidade de acelerar a jornada de diversidade nas empresas, especialmente no setor bancário, para promover uma maior equidade de gênero em todas as esferas profissionais.
Imagem reprodução