Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Mulheres lideram conquistas do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Foto: Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Delegação feminina supera homens e assegura 12 das 20 medalhas brasileiras

Pela primeira vez na história das Olimpíadas, as mulheres brasileiras conquistaram mais medalhas do que os homens, assegurando 12 das 20 medalhas do Brasil nos Jogos de Paris 2024. Dentre os pódios femininos, destacam-se três ouros: Rebeca Andrade, na ginástica artística, Beatriz Souza, no judô, e a dupla Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia. Além dessas, foram conquistadas quatro pratas e cinco bronzes por nossas atletas, reafirmando a força do esporte feminino no cenário internacional.

O encerramento do quadro de medalhas veio com as conquistas do bronze no vôlei e a prata no futebol feminino, somando-se às demais performances que colocaram o Brasil em destaque. Ao todo, a delegação brasileira alcançou 20 pódios, com um saldo de três ouros, sete pratas e dez bronzes.

Expectativas X Realidade

Antes do início das Olimpíadas de Paris, havia grande expectativa em relação à possibilidade de superar o recorde de 22 medalhas alcançado em Tóquio 2020. Contudo, embora o recorde não tenha sido quebrado, a performance dos atletas brasileiros trouxe momentos memoráveis. Algumas surpresas marcaram os Jogos, como a prata de Caio Bonfim na marcha atlética e o bronze de Edival Pontes, o Netinho, no taekwondo.

Especialistas apontavam potenciais conquistas em modalidades como tiro com arco, tênis de mesa, canoagem slalom e ginástica rítmica, mas o destino reservou desafios diferentes. Mesmo assim, o Brasil mostrou sua garra e potencial, conquistando medalhas inesperadas e consolidando sua posição no esporte mundial.

Paralimpíadas: Uma nova chance de brilhar

Com as Paralimpíadas se aproximando, o Brasil se prepara para brilhar novamente. A delegação brasileira, composta por 256 atletas que competirão em 20 modalidades, promete manter o país entre as potências mundiais do esporte paralímpico.

Os Jogos Paralímpicos de Paris contarão com a participação de 4.400 atletas de 165 países, oferecendo um verdadeiro espetáculo de superação e vitórias pessoais. Em Tóquio 2020, o Brasil alcançou a 7ª colocação no quadro geral de medalhas, estabelecendo um recorde com 22 ouros, além de 20 pratas e 30 bronzes. A expectativa é alta para Paris, com o objetivo de estar entre os cinco melhores do mundo. A torcida é grande para que nossos atletas paralímpicos tragam ainda mais conquistas e orgulhem o país.

2024.08.10 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Futebol Feminino – Brasil conquista a medalha de prata na final olímpica. Foto: Alexandre Loureiro/COB.

Equipe feminina do futebol celebra a prata no Parque dos Príncipes, em Paris. Foto: Alexandre Loureiro/COB