Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Nasa planeja construir ferrovia na Lua até 2030

foto: Ethan Schaler/Nasa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Projeto avança para segunda fase do programa de Conceitos Inovadores Avançados (Niac) da agência espacial

Um ambicioso projeto que visa construir ferrovias na Lua até 2030 passou para a segunda etapa do programa de Conceitos Inovadores Avançados (Niac) da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos). Seis propostas foram selecionadas para essa fase, recebendo aproximadamente R$ 3 milhões cada para continuar o desenvolvimento da pesquisa pelos próximos dois anos, podendo, ao final, se tornar missões espaciais.

Entre os projetos destacados está o Float (Flexible Levitation on a Track), idealizado por Ethan Schaler, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. A proposta envolve a construção de um trilho para robôs magnéticos flutuarem, evitando a dissipação de poeira lunar. A pista seria composta por três camadas: uma de grafite para magnetização, outra com circuito elétrico para impulso magnético e uma terceira com painéis solares para geração de energia.

Outros projetos incluem um telescópio baseado em fluidos, um foguete de plasma pulsado, o uso de células termoradiativas para geração de energia fora do planeta, um radiotelescópio de baixa frequência e a aplicação de sensores baseados em pontos quânticos.

“Os projetos selecionados oferecem à Nasa muito para refletir sobre o que é possível no futuro”, destacou John Nelson, executivo do programa Niac na sede da agência em Washington.

Ilustração de astronauta trabalhando na Lua na futura colonização do satélite — Foto: Nasa

Últimas Notícias
Últimas Notícias