No próximo sábado (14), em meio ao eclipse solar, a Nasa planeja lançar três foguetes para investigar os efeitos da redução da luz solar na atmosfera superior.
Cada foguete transportará quatro instrumentos científicos para medir variações de campos elétricos e magnéticos, densidade e temperatura, conforme comunicado da agência espacial.
Ao contrário de um eclipse total, onde a luz da estrela central está completamente encoberta pela Lua, o eclipse deste sábado será anular, criando um notável “anel de fogo” ao redor do Sol, visto a partir da Terra.
Os foguetes da missão “Perturbações Atmosféricas ao Redor do Caminho do Eclipse” (APEP) partirão do Campo de Mísseis de White Sands, no Novo México. A trajetória dos foguetes proporcionará profundidade entre 70 e 325 milhas acima do solo, focando na região da ionosfera.
A equipe por trás da missão compara o específico a um barco motorizado rasgando a água de um lago, criando uma esteira logo atrás. No caso da ionosfera, esse evento proporciona uma oportunidade única para estudos.
O eclipse solar será visível em todo o Brasil, com algumas regiões do Norte e Nordeste situadas no trajeto da anularidade. O restante do país terá a chance de observar as aparências de forma parcial.
Foto: Reprodução/Twitter @nasa