O reinado do Magic Kingdom se estende além da fantasia, pois o parque temático do complexo da Disney na Flórida conquistou o título de parque mais visitado do mundo em 2022, recebendo 17,1 milhões de visitantes.
Esse número representa um aumento de 35% em relação ao ano anterior, quando o parque recebeu 12,6 milhões de visitantes. Esses dados são revelados no Theme Index, o relatório anual da Themed Entertainment Association (TEA), uma associação internacional sem fins lucrativos que representa os principais players do mercado de entretenimento em conjunto com a consultoria multinacional AECOM.
Na segunda posição da lista está o Disneyland Park, o irmão mais velho do Magic Kingdom, localizado no Disneyland Resort em Anaheim, Califórnia, que recebeu 16,8 milhões de visitantes no ano passado. Isso representa um impressionante aumento de 97% em comparação a 2021, quando o parque recebeu 8,5 milhões de visitantes.
Para completar o pódio, o Universal Studios Japan, em Osaka, Japão, registrou a visita de 12,3 milhões de pessoas. É digno de nota que, dos dez parques mais visitados no ano passado, sete estão relacionados à Disney, enquanto os outros três são do selo da Universal.
No total, os 25 parques temáticos mais visitados do mundo em 2022 acumularam um total de 178,5 milhões de visitantes, um aumento de 43% em relação a 2021, quando os efeitos da pandemia levaram 124,6 milhões de pessoas a visitarem propriedades temáticas ao redor do mundo.
De acordo com o relatório, em 2022, os operadores dos parques concentraram-se em melhorar a experiência dos visitantes, conseguindo alcançar ou até mesmo superar as receitas pré-pandêmicas, mesmo com níveis de atendimento reduzidos. Em um mercado competitivo, “experiências memoráveis e de alta qualidade” continuam impulsionando a demanda futura.
As programações sazonais, como o Halloween e outros eventos, também desempenharam um papel importante no mercado local, pois os operadores criaram motivos para que os indivíduos visitassem os parques várias vezes ao longo do ano.
O Beto Carrero World liderou o ranking dos parques temáticos mais visitados da América Latina em 2022. Localizado na cidade de Penha, em Santa Catarina, o parque registrou 2,3 milhões de visitantes, um aumento de 23% em comparação a 2021, quando recebeu 1,8 milhão de pessoas.
Dessa forma, em 2022, o Beto Carrero World superou nomes como Six Flags Mexico, na Cidade do México, que teve 1,7 milhão de visitantes, e o XCaret, em Cancún, também no México, com aproximadamente 1,4 milhão de visitantes.
O ranking dos parques temáticos na América Latina conta com 10 parques, que, juntos, receberam 8,9 milhões de pessoas, um aumento de 35% em relação a 2021. Além do Brasil e do México, a lista destaca parques no Chile, Guatemala, Colômbia e Argentina.
Os parques aquáticos também ganharam destaque no relatório, com Estados Unidos, Bahamas e Brasil liderando em número de visitantes em 2022, tanto na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e África, quanto na região da Ásia-Pacífico.
O parque aquático mais visitado do mundo no ano passado foi o Disney’s Typhoon Lagoon, parte do complexo em Orlando, na Flórida, com 1,9 milhão de visitantes.
Em segundo lugar, também em Orlando, está o Universal’s Volcano Bay, com 1,8 milhão de turistas. Em terceiro lugar, vem o Aquaventure Water Park, parte do complexo Atlantis nas Bahamas, com 1,75 milhão de visitantes.
O Brasil ocupa a quarta posição nesse ranking, com o Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), atraindo 1,72 milhão de turistas em 2022. Além disso, o Hot Park Rio Quente, em Rio Quente (GO), registrou 1,4 milhão de visitantes e figura na nona posição entre os parques aquáticos mais visitados do mundo.

Imagem: Marcia Picarollo