Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Nordeste lidera geração de empregos superando o Sul em 2023

Foto: Ricardo Stuckert
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Setores de serviços, construção e comércio impulsionam crescimento na região

A região Nordeste se destaca na criação de empregos em 2023, ultrapassando o Sul do país, segundo análise baseada em dados do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste (BNB). O relatório aponta que setores como serviços, construção e comércio foram os principais impulsionadores, gerando 272.778 postos de trabalho formais na região.

Esse aumento expressivo posicionou o Nordeste como a segunda região que mais gerou empregos no país, impulsionado pela recuperação econômica e eficaz controle da pandemia de Covid-19. Apesar do fechamento negativo em dezembro de 2022, o saldo líquido de empregos em 2023 foi positivo.

Contribuindo com 16,5% do total nacional de empregos, o Nordeste manteve-se como o terceiro maior estoque de vagas no cenário nacional de expansão de postos de trabalho. Além disso, o relatório destaca o superávit na balança comercial do agronegócio nordestino, atingindo US$ 9.206,5 milhões até outubro de 2023, com exportações do setor crescendo 3,6% e importações registrando queda de 22,5%.

Apesar dos indicadores positivos, o relatório aponta uma variação negativa de 0,84% na cesta básica em outubro na região, destacando itens como feijão, tomate e banana como principais responsáveis pela deflação. Porém, ressalta-se a redução do índice de endividamento no Nordeste, contrastando com o aumento nacional.

A conclusão reforça o desempenho positivo da região em vários setores, evidenciando sua capacidade de superação de desafios e contribuição significativa para o crescimento econômico em âmbito nacional.

CARTEIRA DE TRABALHO; SINE IDT; FOTOS©TATIANA FORTES/ GOV DO CEARA

Foto – Ascom Casa Civil

Últimas Notícias
Últimas Notícias