Em um estudo recentemente publicado no IEEE Access, o pesquisador compartilhou o desenvolvimento de um novo chef robô capaz de reproduzir receitas apenas assistindo a vídeos. Surpreendentemente, ao final do experimento, o robô foi capaz de criar uma receita completamente nova por conta própria.
Embora os cozinheiros humanos possam aprender novas receitas observando outras pessoas cozinharem ou assistindo a vídeos no YouTube, programar um robô para preparar uma variedade de pratos é um processo caro e demorado.
Portanto, a ideia do experimento era treinar um chef robô para aprender de forma incremental, assim como os humanos, identificando os ingredientes e como eles se combinam em uma receita. Para colocar em prática, a equipe criou oito receitas e filmou todo o processo. Em seguida, utilizaram uma rede neural disponível para treinar o chef robô.
Robô aprende a tocar receitas
Usando técnicas de visão computacional, o robô analisou cada quadro do vídeo e foi capaz de identificar os diferentes objetos e características. Ao identificar corretamente os ingredientes e as ações realizadas pelo chef humano, o robô foi capaz de determinar qual receita estava sendo preparada.
De acordo com o estudo, dentre os 16 vídeos assistidos, o robô aprendeu corretamente a receita em 93% das vezes, embora tenha identificado apenas 83% das ações do chef humano. Além disso, o robô foi capaz de detectar pequenas variações dentro de uma mesma receita.
No entanto, é importante ressaltar que o pesquisador não utilizou vídeos de receitas comuns, aqueles que estamos acostumados a ver, cheios de cortes rápidos e efeitos visuais, como os produzidos por influenciadores nas redes sociais. Os autores do estudo alertam que, nesse tipo de vídeo, o robô teria dificuldades em identificar corretamente os passos.
“Nossos robôs não estão interessados nos tipos de vídeos de comida que se tornam virais nas redes sociais. Esses vídeos são simplesmente muito difíceis de seguir. No entanto, à medida que os robôs chefs aprimoraram sua habilidade em identificar ingredientes em vídeos de comida, eles devem ser capazes de utilizar plataformas como o YouTube para aprender uma ampla gama de receitas”, afirmam os pesquisadores.

Foto: Jeff Sheldon/Unsplash