Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Papa Francisco recebe Zelenski no Vaticano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

No sábado (13/05), o papa Francisco e o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, se encontraram no Vaticano pela primeira vez desde o início da guerra causado pela agressão russa contra a Ucrânia. Durante uma reunião, os dois concordaram sobre a importância de continuar os esforços humanitários em apoio à população ucraniana assistida pelo conflito. O Vaticano divulgou um comunicado explicando que a reunião durou cerca de 40 minutos e que os temas discutidos se referiam à situação humanitária e política na Ucrânia. O papa Francisco tem mostrado seu apoio à causa ucraniana desde fevereiro do ano passado, quando a invasão russa desencadeou o conflito.

Além do encontro no Vaticano, o presidente ucraniano teve reuniões com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente do país, Sergio Mattarella. No dia seguinte, Zelenski faria sua primeira visita à Alemanha desde o início da guerra, onde se reuniria com o chanceler federal, Olaf Scholz, e com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier. A viagem ocorreu um dia depois que a Alemanha anunciou um novo plano de ajuda militar à Ucrânia no valor de 2,7 bilhões de euros, incluindo tanques, blindados e sistemas de defesa aérea.

Durante o encontro no Vaticano, o papa apresentou Zelenski com uma obra de bronze representando um ramo de oliveira, símbolo da paz, bem como a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o volume “Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia “. Em contrapartida, o presidente ucraniano apresentou o pontífice com uma obra de arte feita com uma coleção à prova de balas e uma pintura intitulada “Perda”, sobre o assassinato de crianças durante o conflito.

Fotos: DW / Deutsche Welle/ AFP/Vatican Media