Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

‘Pintor dos Orixás’, baiano Ed Ribeiro realiza exposição gratuita ‘Conecte-se com o Sagrado’ em Minas Gerais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido nacional e internacionalmente como o ‘Pintor dos Orixás’, participará da exposição ‘Conecte-se com o Sagrado’ no 1º Encontro Regional de Afromineiridades em Minas Gerais. O evento, organizado pelo Coletivo Arerê, ocorreu entre os dias 5 e 20 de maio na Casa de Cultura Gabriela Mendonça em Conselheiro Lafaiete e terá entrada gratuita. O objetivo da exposição é promover a visibilidade da ancestralidade dos grupos culturais de raízes afro e difundir a cultura do candomblé por meio de arte e rodas de conversa.

O artista apresentou recentemente a exposição ‘Conecte-se com o Sagrado’ no Rio de Janeiro e ficou muito feliz com o convite para estar em Minas Gerais e levar sua arte e conhecimento para diversos locais do Brasil. Ed Ribeiro acredita que é importante levar o Candomblé para todos os cantos do país e investigar a intolerância e rejeitar a existência com relação à religião e cultura afro-brasileira.

No dia 6 de maio, o artista também participará de uma roda de conversa, compartilhando sua trajetória e a necessidade de valorização do Candomblé e seu papel em transmitir essa mensagem. Eva do Arerê, responsável pelo encontro, destaca a importância da transmissão do conhecimento da ancestralidade e está muito feliz em ter Ed participando do evento. Desde 2013, ela trabalha na cidade para falar sobre a intolerância religiosa e o racismo, transmitindo o conhecimento sobre o passado e a ancestralidade afro-brasileira. Eva espera que o encontro marque uma nova realidade em sua luta para mostrar a beleza e sensibilidade dessa cultura e promover uma transformação na realidade da sociedade Lafaietense.

Sobre Ed Ribeiro

Um artista plástico originário da cidade de Catu, no interior da Bahia, localizada a 80 km de Salvador. Ele é conhecido por sua técnica de Derramamento de Tinta, considerada uma das grandes inovações do mundo da arte, e por sua capacidade de transformar materiais descartados em obras de arte. Sua arte é reconhecida internacionalmente, e seu ateliê recebe visitantes de diversas partes do mundo, incluindo brasileiros, estadunidenses e suíços.

Ed Ribeiro é considerado o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, permanecendo entre grandes nomes. Em seu ateliê, além de suas telas reconhecidas, estão presentes obras como árvores queimadas e Jeep de Pedra. Uma de suas obras mais expressivas, A Borboleta, foi destacada na Philadelphia International Art Expo em 2008. O artista é também escultor, e uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feita em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros.

A cultura africana é um dos pontos altos das pinturas de Ed Ribeiro, que busca transmitir sua essência e espiritualidade, quebrando preconceitos em relação à cultura e religião do outro. Além de ser conhecido como o “Pintor dos Orixás”, o artista já recebeu diversas homenagens e foi destaque na escola de samba Águia de Ouro no Carnaval de São Paulo. Em 2022, foi lançada uma biografia escrita por Daniel Marx, reunindo importantes marcos da carreira do artista, como as mostras realizadas na Europa, uma exposição no Museu do Louvre, a carreira nos Estados Unidos e premiações nacionais e internacionais.

Em 2023, Ed Ribeiro foi escolhido para representar a Bahia como samba-enredo da Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de Belo Horizonte – Minas Gerais, e a música “Braços Abertos, Celebrando a Vida”, que conta a história do artista, foi escrita por seus amigos Carlinhos Brown, Altay Veloso, Lado Raízes e Charles Theone. Com sua grande contribuição para a cultura brasileira, Ed Ribeiro é um artista que se destaca tanto no cenário nacional quanto internacional.

Fotos: Divulgação