O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), foi lançado em 2020 e rapidamente se tornou um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros. Em seu terceiro ano de vida, o Pix já ultrapassou o dinheiro como o meio de pagamento mais usado no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2022 mostrou que as transferências bancárias, incluindo o Pix, responderam por 14% de todos os valores transacionados pelas pessoas no Brasil. Isso deixou o Pix em terceiro lugar entre os meios de pagamento mais usados, atrás dos cartões de crédito (38%) e de débito (22%), ainda os preferidos dos brasileiros. Os pagamentos feitos em dinheiro aparecem depois, em quarto lugar, com uma fatia de 10% dos pagamentos.
A pesquisa também mostrou que os principais usos que as pessoas estão fazendo do Pix é para substituir os pagamentos que, antes, costumavam fazer em dinheiro e em cartão de débito. Para 27% dos entrevistados, o Pix substituiu o dinheiro e, para 19%, passou a ser usado no lugar do cartão. As transferências propriamente ditas, em DOC e TED, vêm em terceiro lugar, com 18% dos entrevistados tendo dito que as trocaram pelo Pix. Boleto bancário (15%) e cartão de crédito (13%) são outros que aparecem entre as respostas de serviços que estão sendo substituídos pelo sistema de pagamento instantâneo do BC.
Outro comportamento captado pela pesquisa foi que a isenção de anuidade cresceu e se consolidou como o principal critério dos consumidores para escolherem o seu cartão de crédito. Para 43% dos entrevistados, a cobrança anual grátis é a principal razão por ter escolhido o cartão de crédito que usa. É um número bem maior do que o da edição anterior: em 2021, esse era o critério para 29% das pessoas. Limite de crédito maior (16%) e benefícios, como milhas e cashback (11%), ficaram para trás e aparecem na sequência como os principais fatores para decidir qual cartão de crédito adquirir.
Acompanhando esta mesma tendência, os números também mostram que os bancos digitais estão ganhando espaço no mercado de cartão de crédito. Em 2022, quase 90% dos entrevistados (88%) ainda afirmava que a sua única ou principal conta estava em um banco tradicional, enquanto os bancos digitais ficaram com os 12% restantes. A fatia de quem tem com os bancos digitais o seu principal cartão de crédito, porém, é bem maior: 37% das pessoas têm em um banco digital o principal cartão de crédito que usa, enquanto 63% usa o cartão do banco tradicional para isso.
Os resultados da pesquisa mostram que o Pix está transformando a forma como os brasileiros pagam. O sistema é rápido, fácil de usar e gratuito, o que o torna uma opção atraente para consumidores e empresas. O Pix também está ajudando a reduzir o uso de dinheiro em espécie, o que é mais seguro e eficiente.

Foto: Reprodução/Pixabay