Atores e roteiristas de Hollywood estão em greve em busca de melhores condições de trabalho. A paralisação começou na quinta-feira (13) e já está causando impacto na indústria cinematográfica.
Um dos efeitos mais visíveis da greve é o cancelamento de estreias de filmes. Na noite do último sábado (15), a Disney teve que colocar personagens para desfilar o tapete vermelho do lançamento do filme ‘Mansão Mal-Assombrada’, que estreia nos cinemas brasileiros em 27 de julho.
O diretor do longa, Justin Simien, declarou para a “Variety” que entende a falta da presença dos atores. “É muito surreal, é triste, e decepcionante. Mas não estou decepcionado com os atores, estou triste com as condições que levaram a essa situação”, explicou.
O que os atores e roteiristas estão reivindicando?
Os atores e roteiristas estão reivindicando uma série de melhorias em suas condições de trabalho, incluindo:
- Aumento de salários
- Maior controle sobre seus direitos de imagem
- Melhores condições de saúde e segurança
- Maior participação nos lucros dos filmes
A greve é uma resposta à crescente exploração dos trabalhadores da indústria cinematográfica. Nos últimos anos, os estúdios de cinema têm cortado custos em todos os departamentos, o que tem impactado negativamente as condições de trabalho dos atores e roteiristas.
A greve também é uma forma de protesto contra a desigualdade na indústria cinematográfica. Os atores e roteiristas são os principais responsáveis pelo sucesso dos filmes, mas eles recebem uma parcela muito pequena dos lucros.
A greve ainda está em andamento e não há previsão de quando será encerrada. No entanto, os atores e roteiristas estão determinados a conseguir melhores condições de trabalho.
