O tão aguardado filme “Barbie”, com Margot Robbie como protagonista, estreou recentemente, mas surpreendeu muitos espectadores com sua classificação indicativa para maiores de 12 anos no Brasil. Nos Estados Unidos, o público indicado é para adolescentes acima de 13 anos.
A justificativa para essa classificação foi dada pelo crítico Gustavo Klein, que permitiu diálogos sugestivos e temas sensíveis no filme, incluindo piadas sobre o personagem Ken não possuía órgão genital. Além disso, o filme contém cenas de violência, embora de maneira moderada.
De acordo com especialistas, embora o enredo seja inspirado em um brinquedo infantil, o filme não é recomendado para crianças pequenas. No entanto, ainda pode ser assistido por espectadores mais jovens, desde que acompanhados pelos pais, que devem orientá-los sobre o conteúdo.
Gustavo Klein ressalta que o público-alvo do filme são adultos que cresceram brincando com a Barbie. A maioria dos filmes da Disney, incluindo os da Marvel, também são direcionados para essa mesma faixa etária.
Para uma classificação livre, como acontece em desenhos animados, o filme não deve conter violência explícita, cenas eróticas ou consumo de drogas. A classificação indicativa de “Barbie” leva em conta seu conteúdo mais maduro, o que o torna inapropriado para crianças muito jovens.
Foto: Divulgação