Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Por que maio é o “mês das noivas”? Entenda como surgiu a tradição

foto Freepik
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Noivas e curiosos sempre se perguntaram por que maio é conhecido como o “mês das noivas”. Essa tradição, que remonta à idade Média, tem várias teorias explicativas sobre sua origem.

Primeiro banho do ano

Nos países do hemisfério norte, onde a tradição surgiu, as baixas temperaturas do inverno faziam com que as festividades fossem adiadas para os meses mais quentes. Como maio marcava o início de temperaturas mais amenas, era o momento ideal para os noivos celebrarem o casamento, já que também era quando as pessoas tomavam o primeiro banho do ano.

Início da primavera

Maio marca o início da primavera no hemisfério norte, trazendo consigo temperaturas mais amenas e uma abundância de flores, o que torna o mês uma escolha natural para as noivas.

Menos chuvas

No Brasil, país com forte influência da colonização europeia, o mês de maio marca o outono, com menor incidência de chuvas. Isso torna o mês atraente para casamentos ao ar livre, uma preferência de muitos casais.

Mês de Maria

Sendo o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus, para os brasileiros, maio é muitas vezes escolhido para casamentos religiosos. Além disso, o mês destaca a figura feminina, especialmente com o Dia das Mães.

Maio ainda é o queridinho?

Apesar da tradição, maio não é mais o mês mais popular para casamentos no Brasil. Meses como setembro, outubro e novembro ganharam destaque devido ao clima primaveril e ao verão iminente. Dezembro também tem se tornado popular devido às férias e ao 13º salário, oferecendo mais oportunidades financeiras para festividades.

Foto: Getty Images

Últimas Notícias
Últimas Notícias