Ótima notícia às vésperas das férias! Os preços das passagens aéreas fiscalizaram uma queda significativa, com uma redução média de 17,73% entre maio e abril.
Esses dados foram revelados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que monitora a influência no país. O setor de transportes foi o responsável por puxar a lona para baixo.
Desde o início do ano, as passagens aéreas acumulam uma queda de 21%, tornando-se o quinto item com maior queda de preço. Muitas empresas têm divulgado anúncios sobre esses valores reduzidos.
Essa redução de preços tem sido observada desde janeiro, o que tem impulsionado a procura por viagens e aquecido o mercado de turismo no país.
As passagens aéreas foram os principais responsáveis pela deflação no setor de transportes em maio, com uma queda de 0,57%.
Um dos principais motivos para essa boa notícia é a redução dos preços do querosene de aviação pela Petrobras na última semana. A maior empresa petrolífera do Brasil reduziu o preço do combustível em 12,6% na quinta-feira (1º).
Essa é a quarta redução consecutiva no preço do querosene de aviação em 2023, totalizando uma queda de 35,0% desde o início do ano.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o custo do combustível representa 40% dos gastos das companhias aéreas.
Já é possível perceber o reflexo dessa redução nos preços nos sites das empresas de viagens, o que tem incentivado ainda mais as pessoas a planejarem suas viagens de avião.

Foto: © Shutterstock