O aclamado espetáculo teatral “3 Maneiras de Tocar no Assunto” chega pela primeira vez à capital baiana, prometendo uma reflexão profunda sobre a homofobia na sociedade contemporânea. Em cartaz nos dias 15 e 16 de maio, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, a peça oferece ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla.
Com texto e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, a produção busca ser um manifesto artístico em prol da diversidade e contra qualquer forma de intolerância. Dividido em três solos, o espetáculo aborda a questão da homofobia sob as perspectivas da Escola, da Lei e do Estado.
No primeiro solo, “O Homem de Uniforme Escolar”, o público é transportado para uma sala de aula onde o bullying homofóbico é uma realidade. A peça apresenta histórias verídicas de crianças e jovens que enfrentaram o preconceito e a intolerância na escola. Em seguida, “O Homem com a Pedra na Mão” parte de um depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, um evento marcante na luta pelos direitos da comunidade LGBTI+ ocorrido em Nova York, em 1969. O último solo, “O Homem no Congresso Nacional”, é construído a partir das falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys, oferecendo uma visão contundente da realidade de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.