Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Primárias argentinas para presidente: termina votação e começa apuração dos votos

Imagem: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

As eleições primárias para presidente da Argentina terminaram neste domingo (13), e agora o processo de apuração dos votos está em andamento. A expectativa é que os primeiros resultados sejam divulgados até o fim do dia.

A votação ocorreu em todo o país e foi supervisionada pela Câmara Nacional Eleitoral (CNE), uma instituição do Poder Judicial. O voto é obrigatório para cidadãos argentinos com idade entre 18 e 70 anos.

Até o momento, não há informações sobre os resultados das eleições. No entanto, as pesquisas de opinião indicam que a disputa está acirrada entre os principais candidatos, Sergio Massa, da União Pela Pátria, e Horacio Larreta, do Juntos Pela Mudança.

Massa é o atual ministro da Economia da Argentina e é visto como um candidato moderado. Larreta é o prefeito de Buenos Aires e é considerado um candidato de direita.

Outros candidatos que estão participando das eleições primárias incluem Juan Grabois, da Frente de Todos, e Javier Milei, da Liberdade Avança.

Os resultados das eleições primárias serão importantes para definir a disputa pela Presidência da Argentina nas eleições gerais, que serão realizadas em 22 de outubro.

Como funcionam as eleições primárias

As eleições primárias na Argentina são conhecidas como PASO, que significa “Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias”. As eleições PASO são realizadas a cada dois anos e são usadas para definir os candidatos dos partidos políticos para as eleições gerais.

Nas eleições PASO, os eleitores podem votar em qualquer candidato, independentemente do partido político ao qual ele pertence. Os candidatos que recebem mais votos em cada partido político avançam para as eleições gerais.

As eleições PASO são importantes porque ajudam a garantir que os candidatos que disputam as eleições gerais sejam apoiados por uma ampla base de eleitores. Também ajudam a reduzir o número de candidatos nas eleições gerais, o que torna o processo de votação mais eficiente.

Principais candidatos

Os principais candidatos nas eleições PASO para presidente da Argentina são:

  • Sergio Massa, da União Pela Pátria
  • Horacio Larreta, do Juntos Pela Mudança
  • Juan Grabois, da Frente de Todos
  • Javier Milei, da Liberdade Avança

Massa é o atual ministro da Economia da Argentina e é visto como um candidato moderado. Larreta é o prefeito de Buenos Aires e é considerado um candidato de direita. Grabois é um ativista social e é considerado um candidato de esquerda. Milei é um economista e é considerado um candidato de extrema-direita.

A disputa para a Presidência da Argentina está acirrada e ainda é difícil dizer quem será o vencedor. No entanto, os resultados das eleições PASO serão importantes para definir o cenário para as eleições gerais.

Fotos: JUAN MABROMATA, LUIS ROBAYO, VICTOR CARREIRA/AFP/TELAM

Últimas Notícias
Últimas Notícias