O príncipe Harry sofreu uma derrota na Justiça britânica em sua tentativa de contestar uma decisão do governo do Reino Unido de retirar sua proteção de segurança financiada pelos contribuintes, após renunciar aos deveres reais.
Harry entrou com uma ação legal contra o Ministério do Interior em fevereiro de 2020, após a decisão de que ele não receberia mais o mesmo nível de proteção quando estivesse no país.
Na audiência de dezembro, seus advogados argumentaram que essa decisão o deixaria “destacado” e tratado de forma “menos favorável”. No entanto, o tribunal considerou que a medida era justificada e não injusta.
O príncipe tem sido vocal sobre a segurança de sua família, fazendo comparações com o tratamento recebido por sua mãe, a princesa Diana, que faleceu em 1997 em um acidente de carro em Paris.
Esta batalha legal é uma das várias ações judiciais empreendidas por Harry no Reino Unido, incluindo uma ação fracassada em maio de 2023 para pagar sua própria proteção policial, e um processo por difamação retirado em janeiro deste ano contra a Associated Newspapers Limited.
Além disso, em dezembro de 2023, o Tribunal Superior de Londres determinou que Harry foi vítima de escutas telefônicas pela editora Mirror Group Newspapers, concedendo-lhe uma indenização de £ 140.600.
crédito: Daniel LEAL / POOL / AFP