Dois docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no norte da Bahia, foram destacados como alguns dos cientistas mais influentes do mundo, segundo o renomado ranking da Universidade de Stanford nos Estados Unidos. Esta lista anual é extremamente reconhecida como uma das mais prestigiadas no âmbito internacional.
Os professores Helinando Pequeno de Oliveira e Jackson Roberto Guedes foram incluídos no seleto grupo de 2% dos pesquisadores mais relatados, de acordo com o maior banco de dados do mundo, o Scopus.
“Este ranking é um testemunho poderoso de 19 anos dedicados à Univasf. Nele, vemos os frutos do nosso trabalho refletidos em orientações, patentes e no impacto das nossas publicações”, declarou Helinando Pequeno.
A avaliação da Universidade Stanford abrange 2% dos pesquisadores mais citados, analisando dados de mais de 9 milhões de cientistas, e foi divulgada no início deste mês. O ranking é subdividido em 22 grandes áreas e 176 campos específicos, utilizando dados da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares.
Helinando Pequeno de Oliveira, membro do corpo docente do curso de engenharia e atualmente envolvido na Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), desenvolveu inovações como um tecido de nanofibras para curativos e um filtro de infecção de água residual por micro-organismos, gerando produtos patenteados para a Univasf. Ele também é membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC).
O professor Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia (CFarm), também faz parte integrante dos Programas de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Univasf, e em Biotecnologia, da Rede Nordeste de Biotecnologia ( Renórbio).
“Esta nomeação é resultado de muitos anos de trabalho, orientações, patentes e pesquisas realizadas aqui no sertão nordestino”, destacou Helinando Pequeno.
Foto: Divulgação