Robert Scheidt e Torben Grael: os maiores da Vela brasileira
O Brasil, ao longo de suas 24 participações nos Jogos Olímpicos de Verão, acumula um total de 151 medalhas. Desde 1948, em Londres, o país sempre teve ao menos um medalhista. Mas quem detém o título de maior medalhista olímpico do Brasil?
Esse posto é compartilhado por dois ícones do esporte brasileiro, ambos da Vela: Robert Scheidt e Torben Grael, que acumulam impressionantes cinco medalhas olímpicas cada.
Robert Scheidt alcançou o ouro em Atlanta (1996) e Atenas (2004), prata em Sydney (2000) e Pequim (2008), além do bronze em Londres (2012). Com seus 50 anos, Scheidt ostenta outro recorde na história olímpica do Brasil: é o atleta nacional com mais participações, acumulando sete ao longo de sua carreira.
Torben Grael, por sua vez, conquistou ouro em Atlanta e Atenas, prata em Los Angeles (1984) e bronze em Seul (1988) e Sydney. Seus feitos são fundamentais para o destaque da Vela brasileira nas Olimpíadas.
O terceiro lugar nesse pódio de medalhas olímpicas é ocupado pelo ex-líbero Serginho, considerado um dos melhores jogadores de vôlei de todos os tempos. Com quatro medalhas olímpicas, Serginho coleciona dois ouros (Atenas-2004 e Rio-2016) e duas pratas (Pequim-2008 e Londres-2012), contribuindo significativamente para o sucesso do vôlei brasileiro no cenário olímpico.
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP