Neste domingo (5), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que aborda os desafios enfrentados para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil.
Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem responderam às questões de linguagens e códigos, assim como de ciências humanas durante a tarde. A prova teve início às 13h30 e terminou às 19h (horário de Brasília).
A redação escreveu a produção de um texto dissertativo-argumentativo, abordando um tema de relevância social, científica, cultural ou política. Os candidatos foram solicitados a defender um ponto de vista respaldado por argumentos coesos e bem estruturados, resultando em uma unidade textual. Além disso, deverão apresentar uma proposta de intervenção social para o problema proposto, em conformidade com os direitos humanos.
Na elaboração da redação, os participantes foram avaliados em cinco competências:
- Demonstração de domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, respeitando as estruturas do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos que sustentam um ponto de vista;
- Demonstração do conhecimento dos recursos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema proposto, garantindo a observância dos direitos humanos.
Fuga do tema, textos com menos de sete linhas, trechos desconectados do tema proposto, desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa e falta de seriedade no exame estão entre os critérios que podem resultar em nota zero para a redação.
Foto: reprodução da internet