A influência perdura quatro séculos após o início da carreira do renomado dramaturgo.
A marca duradoura de William Shakespeare no cenário global permanece inalterada, ultrapassando quatro séculos desde o início de sua carreira. Para destacar a ressonância contínua das palavras do ilustre dramaturgo, Jack Jewers, cineasta britânico, enviou um retrato de Shakespeare e um discurso de uma de suas obras mais conhecidas para a borda do espaço, marcando os 400 anos da publicação do “Primeiro Fólio” em 8 de novembro de 1623.
O “Primeiro Fólio,” originalmente intitulado “Comédias, Histórias e Tragédias do Sr. William Shakespeare,” foi publicado sete anos após a morte do autor, contendo uma coleção de 36 peças, salvando 18 delas, incluindo “Macbeth,” da perda. Anexado a um balão meteorológico equipado com câmera e rastreador GPS, o retrato de Shakespeare, junto com um discurso de “Sonho de Uma Noite de Verão,” foi levado à alta atmosfera da Terra em colaboração com a empresa aeroespacial Sent Into Space.
A filmagem, parte do curta-metragem “Lovers and Madmen,” mostra uma jovem participando de um concurso de arte ao tentar lançar um retrato de Shakespeare ao espaço. Narrado pelo ator Tom Baker, conhecido por seu papel como o quarto Doutor em “Doctor Who,” o vídeo apresenta o discurso “Mais estranho que verdadeiro” de Shakespeare enquanto as imagens capturam o horizonte da Terra estendendo-se ao espaço sideral.
O projeto faz parte de uma série de seis curtas-metragens, reimaginando discursos e poemas populares de Shakespeare para o século 21, em comemoração ao aniversário monumental. Além de explorar a relevância das palavras de Shakespeare em 2023, os filmes abordam temas como a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia, a imigração e a crise dos refugiados na Europa.
“Our Revels Now Are Ended,” inspirado em “A Tempestade,” analisa a solidão e o isolamento social durante a pandemia, destacando os sentimentos de libertação e reencontro após os lockdowns. Jewers ressalta a surpreendente atualidade das palavras de Shakespeare diante dos eventos recentes, enfatizando que os filmes buscam conectar a obra do dramaturgo com as complexidades da vida contemporânea.
Os filmes estão disponíveis online a partir desta quarta-feira (8), após uma estreia em Londres.
Foto: inVerse Films/Divulgação