O Rio Fashion Trends é uma plataforma de conteúdo de Vogue e revista Ela que celebra a moda e valoriza a cultura e os negócios cariocas. Com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, a segunda edição do Rio Fashion Trends lança uma websérie em seis episódios.
Os vídeos destacam o colorido das roupas que vestem a cidade, a preocupação com a sustentabilidade, os aromas e ícones que são marca registrada do carioca, os ritmos que influenciam no estilo de vida e, claro, a moda praia.
Para o episódio de estreia, a Vogue conversou com marcas que têm cores vibrantes, estampas e leveza em seu DNA, como Farm, The Paradise, Angela Brito e Wasabi. Com o tema “Cores”, os estilistas abordaram sua importância nas coleções, no posicionamento das marcas e na identidade carioca.
“A gente vive em uma cidade ensolarada. Nossa opção por cores é uma expressão da nossa identidade individual, mas também é a expressão de uma marca de moda brasileira”, diz Daniela Sabbag, da Wasabi. “A cor vibra. Elas são aliadas fundamentais das pessoas, da alegria”, completa Ana Wambier, sua dupla à frente da marca.
Já para a estilista Angela Brito, fundadora da sua grife homônima, o uso da cartela de cores foi um desafio imposto às suas coleções. “Depois da minha terceira coleção, entendi que precisava sair da minha zona de conforto, e de lá para cá eu repeti praticamente três cores: o vermelho, o amarelo e o azul. São três cores que falam muito sobre o Rio para mim.”
Rodado em pontos da cidade cercados por natureza – ou em locais onde a roupa se destaca do cenário minimalista – o filme inaugural traduz a poesia do fazer colorido em uma cidade solar.
O depoimento de Kátia Barros e Marcello Bastos, da Farm, não deixa dúvidas sobre a importância de estampas e cores para uma das marcas mais bem-sucedidas da cidade, quando afirmam que a equipe de estamparia é quase do tamanho da equipe de estilo. “Essa roupa toda colorida, cheia de tucanos e borboletas e bananas… Por que esses códigos funcionam e geram tanto desejo?”, reflete Kátia.
Esse olhar genuíno e orgulhoso da moda carioca atravessa os seis episódios da websérie, lançados semanalmente aqui e no Instagram de Vogue e revista Ela.

Foto: Reprodução/ YouTube