Novo mosaico de Marte! O Rover Curiosity da NASA nos apresentou com uma imagem impressionante que revela os tons dramáticos e coloridos da luz da manhã e tarde na superfície marciana.
Usando suas câmeras de navegação em preto e branco, o explorador robótico capturou panoramas do Marker Band Valley no dia 8 de abril, em dois horários diferentes: às 9h20 e às 15h40, horário local de Marte.
As paisagens em preto e branco destacam-se como diferenças marcantes entre a manhã e a tarde, com adição de cores no pós-processamento pela equipe da NASA. A luz azul representa a manhã, enquanto a luz amarela simboliza a tarde. Essa imagem é semelhante a outra fotografia capturada pelo Curiosity em novembro de 2021.
Doug Ellison, engenheiro do Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, comparou uma cena a um parque nacional, onde uma paisagem muda de aparência ao longo do dia. As sombras escuras são resultado da iluminação proveniente de diferentes direções, como as luzes de um palco, mas, nesse caso, contamos com a luz do sol.
Ellison, líder da equipe de exploração de Marte nas câmeras do rover, planejou a captura dos panoramas e o processamento das imagens para criar esse novo mosaico.
Desde seu pouso em 2012, o Curiosity tem explorado o sopé do Monte Sharp, com 5 km de altura, localizado no centro da Cratera Gale. Na imagem, podemos ver o Marker Band Valley além das trilhas do rover, local onde foram encontrados testemunhos inesperados de um antigo lago.
As sombras são mais pronunciadas devido ao inverno na Cratera Gale, quando a poeira transportada pelo ar fica mais próxima da superfície.
Foto: NASA/JPL- Caltech