Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Roteiro oficial de “Barbie” vira livro

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Detalhes da publicação do roteiro oficial e a controvérsia na categoria de melhor roteiro adaptado

Após o sucesso estrondoso do filme “Barbie”, a Mattel e a Warner Bros surpreenderam os fãs ao lançar o roteiro oficial em formato de livro. A obra, publicada pela editora Faber & Faber, oferece uma imersão detalhada nas cenas do filme, revela bastidores das direções de palco e conta com uma introdução exclusiva de Greta Gerwig e Noah Baumbach. Com o acréscimo de oito páginas de fotos coloridas, o livro já está disponível no Reino Unido e nos Estados Unidos, com custo variando de 17 a 20 dólares (entre 83 e 98 reais), mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

O filme “Barbie” conquistou dois prêmios no Globo de Ouro e se preparava para a campanha ao Oscar 2024, mirando a categoria de melhor roteiro original, conforme indicado pela Variety. Contudo, uma reviravolta ocorreu quando o ramo de roteiristas da AMPAS determinou que o filme seria considerado para melhor roteiro adaptado, pois é baseado em personagens existentes e credita a Mattel em seu faturamento. Essa decisão provocou discussões intensas, inclusive com a manifestação de Judd Apatow, renomado diretor e roteirista de Hollywood.

A polêmica levanta a questão fundamental: qual é a diferença entre roteiro original e roteiro adaptado no Oscar? A resposta reside nas duas categorias distintas da premiação. Melhor Roteiro Original destina-se a obras totalmente novas, nascidas puramente da imaginação dos escritores, enquanto Melhor Roteiro Adaptado abrange filmes baseados em obras pré-existentes, como livros, peças ou sequências. A controvérsia em torno de “Barbie” levanta questões sobre o entendimento das diretrizes e as nuances entre essas categorias, especialmente quando se trata de filmes que exploram personagens e universos já existentes.

Foto: Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias