Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Sagrada Família, em Barcelona, ganha nova data para aguardada conclusão

Foto: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Obra deve ser finalizada 144 anos depois do início da construção, em 1882

A tão esperada conclusão da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, ​​finalmente tem uma nova data. O presidente do Conselho de Construção da Sagrada Família, Esteve Camps, anunciou que as obras devem ser concluídas em 2026, coincidindo com o centenário da morte do arquiteto Antoni Gaudí. No entanto, há um detalhe importante que demandará mais tempo para ser finalizado.

Após 144 anos desde o início da construção, as expectativas aumentam para testemunhar a grandiosidade da estrutura. A basílica contará com uma torre central de 172,5 metros dedicada a Jesus Cristo, tornando-se o edifício mais alto de Barcelona.

Apesar da previsão de conclusão da estrutura principal em 2026, os trabalhos de esculturas, ornamentos decorativos e a construção da polêmica escadaria que leva à entrada principal continuarão até 2034. A escadaria tem sido motivo de debate, com alguns estudiosos contestando sua inclusão no projeto original de Gaudí, enquanto outros a defendem como parte essencial do plano do arquiteto.

Considerada uma das maravilhas do mundo moderno, a Sagrada Família tem uma história tumultuada, desde a guerra civil espanhola até a falta de investimentos e, mais recentemente, os impactos da pandemia de Covid-19, que interrompeu as obras por dois anos. Inicialmente financiada por doações de fiéis, a construção dependeu do turismo para garantir uma fonte estável de recursos. Com cerca de 5 milhões de visitantes anuais, a basílica arrecada uma quantia significativa, embora os detalhes sobre o uso desses recursos permaneçam em sigilo, já que a igreja não é obrigada a publicá-los.

Foto: Reprodução