Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

“Sala Secreta” decorada por Michelangelo em 1530 será aberta ao público na Itália

Acredita-se que o estreito espaço abaixo da Sacristia Nova tenha sido o local onde Michelangelo se refugiou em 1530 Francesco Fantani/Cortesia Musei del Bargello
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A descoberta dos desenhos do artista sob camadas de gesso em 1975 proporciona uma visão única da genialidade de Michelangelo.

Florença, Itália — A “sala secreta” adornada por Michelangelo Buonarroti, famosa por obras como a estátua de David e os afrescos da Capela Sistina, será finalmente acessível ao público. Este pequeno espaço, localizado abaixo das Capelas Médici em Florença, abriga múltiplos desenhos feitos pelo artista, que foram descobertos durante restaurações em 1975.

O espaço, estreito e claustrofóbico, possui aproximadamente 10 metros de comprimento, 3 metros de largura e 2,5 metros de altura. As figuras, esboçadas em carvão e sanguínea, oferecem uma visão íntima do processo criativo de Michelangelo.

Acredita-se que o artista tenha se refugiado nesse local em 1530, quando estava sob ameaça de morte por ordem do papa Clemente VII. Os desenhos, muitos sobrepostos e de diferentes tamanhos, foram atribuídos a Michelangelo por Paolo Dal Poggetto, ex-diretor das Capelas Médici.

Esta experiência única permitirá aos visitantes entrar em contato direto com a genialidade e o processo criativo do mestre renascentista. No entanto, devido à necessidade de preservação dos desenhos, o acesso será altamente restrito, com visitas limitadas a grupos de quatro pessoas por um curto período de tempo.

A abertura desta “sala secreta” representa uma rara oportunidade de explorar o lado menos conhecido de Michelangelo, proporcionando uma visão única da mente do artista.

Acredita-se que o estreito espaço abaixo da Sacristia Nova tenha sido o local onde Michelangelo se refugiou em 1530 / Fotos: Francesco Fantani/Cortesia Musei del Bargello