A revista Vogue Brasil, tanto em sua edição impressa quanto digital de outubro, ressaltou o interesse crescente dos turistas nacionais por Salvador nos últimos 10 anos. Além do patrimônio cultural, a cidade se destaca agora por outras razões, como o aumento das discussões sobre a diáspora africana e a atenção à herança negra do Brasil.
Além desses aspectos identitários, a capital baiana tem testemunhado grandes inaugurações de hotéis e ganhado renome com restaurantes e destinos culturais, incluindo a revitalização de bairros históricos. O historiador Rafael Dantas ressalta esse processo de ressignificação, destacando marcos como a inauguração do Fera Palace em 2017 e do Fasano Salvador em 2018. Esses eventos contribuíram significativamente para revigorar a vida cultural na região do Centro Histórico.
O resgate da história do centro antigo tem fornecido experiências únicas, como visitas guiadas pelo prédio tombado do antigo Hotel da Bahia, hoje Wish, onde obras de Genaro de Carvalho, Emanoel Araújo e Di Cavalcanti estão expostas. Além disso, a gastronomia tem desempenhado um papel fundamental nessa narrativa, com cardápios que celebram a herança africana e indígena, valorizando ingredientes autênticos.
A matéria também destaca figuras importantes da cena gastronômica de Salvador, como Tereza Paim do Casa de Tereza e Edinho Engel do Amado, além de talentos emergentes que mantêm o cenário gastronômico da cidade vibrante.
A recente reabertura do MAC Bahia, Museu de Arte Contemporânea da Bahia, no antigo Palacete das Artes, também foi mencionada como parte desse renascimento cultural. Segundo a revista, toda essa efervescência contribuiu para que Salvador retomasse o posto de destino artístico e gastronômico nacional, sendo assim reconhecido como “o destino brasileiro da vez”.

Foto: Leonardo Dourado / Pexels