Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Salvador entre as cidades mais aquecidas do Brasil, diz estudo

Foto: Igor Santos/Secom
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Um recente estudo internacional divulgado pela Climate Central, organização de monitoramento meteorológico, aponta Salvador como uma das cidades brasileiras mais afetadas pelo aumento das temperaturas. O relatório revela que a capital baiana teve o quinto maior aumento de temperatura em comparação com a média histórica.

O estudo analisou as médias de temperatura entre 1991 e 2020, comparando com os registros entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano. Dos 175 países analisados, Salvador destaca-se com um aumento de temperatura de 0,84ºC nos últimos três meses, colocando-a entre as cinco cidades mais aquecidas do país.

A análise alerta para o impacto do aquecimento global, destacando que o aumento das temperaturas é uma tendência global. Em março, Salvador registrou temperaturas de até 33ºC, com sensação térmica de 35,3ºC. No entanto, o recorde do ano foi registrado em janeiro, atingindo 36,1ºC.

Outras cidades brasileiras também foram mencionadas no estudo, como Vila Velha (ES), Goiânia (GO) e Campinas (SP), que apresentaram as maiores anomalias de temperatura.

Além disso, a influência do El Niño e o desmatamento na Amazônia também são apontados como fatores que contribuem para o aumento das temperaturas e para as mudanças climáticas em curso.

O estudo ressalta a importância de medidas de adaptação e mitigação para lidar com as consequências do aquecimento global, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades. O

crédito: Divulgação/Azul Linhas Aéreas

Últimas Notícias
Últimas Notícias