Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Salvador lidera preferência nacional como destino turístico, revela pesquisa do Ministério do Turismo

Foto: Divulgação/Semob
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Capital baiana desbanca outros destinos e se destaca como o mais desejado pelos brasileiros.

Salvador assume o posto de destino turístico mais almejado pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa “Tendências de Turismo” realizada pelo Ministério do Turismo. A análise indica que a capital baiana lidera a preferência, obtendo uma média de interesse de 7.1 em uma escala de 0 a 10.

O levantamento colocou Salvador à frente de destinos renomados como Fernando de Noronha, que ficou em segundo lugar, seguido pelo Rio de Janeiro em terceiro. Locais como Lençóis Maranhenses e Florianópolis completam o ranking, enfatizando a inclinação dos brasileiros por destinos de sol e praia.

Pedro Tourinho, secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), atribui esse sucesso aos investimentos realizados pela Prefeitura, especialmente no âmbito do Afroturismo. Ele destaca que a transformação recente não é apenas simbólica, mas envolve investimentos concretos, reforçando que não se trata apenas de representatividade.

“O símbolo e a semiótica são muito importantes quando falamos alguma coisa, mas é necessário investir. É trabalhar a prosperidade, é conseguir mais recursos, criar ferramentas. É necessário fazer investimentos o ano inteiro”, ressalta o secretário.

Pesquisa de Tendências de Turismo: Metodologia e Resultados

A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), entrevistou 2.029 cidadãos em todo o país entre 07 e 11 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Durante a alta temporada de verão, 1 em cada 3 cidadãos planeja viajar a lazer até março, optando principalmente por destinos nacionais, sendo Nordeste e Sudeste as regiões mais escolhidas. A pesquisa destaca que 69% dos brasileiros viajam anualmente, preferencialmente em viagens familiares, utilizando carros e ônibus como principais meios de transporte, enquanto o avião é mencionado por aproximadamente 25% dos entrevistados.

Foto: Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias