Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Seis chefs brasileiros entram para a lista dos 100 melhores do mundo em 2023

crédito: Reprodução/Instagram @thebestchefawards
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Alex Atala liderou os representantes brasileiros no 17º lugar; Dabiz Muñoz, da Espanha, conquista o topo

Seis chefs brasileiros foram destaques entre os 100 melhores do mundo pelo The Best Chef Awards de 2023. O evento, que celebra talentos culinários globais, aconteceu na segunda-feira (20) em Mérida, no México.

Alex Atala, à frente do Grupo DOM, se destacou como a melhor posição do Brasil, conquistando o 17º lugar. Manu Buffara, do Manu em Curitiba, apareceu na 19ª posição, após ter ficado em 48º lugar no ano anterior e foi reconhecido como o melhor chef da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants.

Alberto Landgraf, responsável pela Oteque no Rio de Janeiro, ficou em 40º lugar entre os melhores do mundo. Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, do Origem em Salvador, alcançaram a 74ª posição, logo após terem conquistado a 76ª posição entre os 100 melhores da América Latina.

Helena Rizzo, do Maní em São Paulo, ocupou o 94º lugar na lista. Enquanto isso, o tricampeão espanhol Dabiz Muñoz manteve o posto de melhor chef do mundo pela terceira vez consecutiva, comandando o DiverXo em Madri, conhecido por sua culinária criativa e vanguardista.

Outro espanhol, Albert Adrià, veio logo em seguida na premiação deste ano, ocupando o 2º lugar. Ana Roš, da Eslovênia, completou o pódio com o 3º lugar, reconhecida pelo restaurante Hiša Franko, agraciado com três estrelas Michelin.

Destaques da América do Sul

Além dos chefs brasileiros, vários talentos da América do Sul também se destacaram na lista dos 100 melhores.

Rodolfo Guzmán, do Chile (10º); Mitsuharu Tsumura, do Peru (14º); Virgilio Martinez, do Peru (15º); Mauro Colagreco, da Argentina (31º); e Alvaro Clavijo, da Colômbia (34º), foram alguns dos nomes que brilharam no evento.

A votação, que envolve 200 nomes pré-selecionados, é uma compilação entre 100 novos chefs e os 100 melhores da edição anterior. A decisão final é baseada nos votos secretos dos atuais 100 melhores chefs, dos outros 100 candidatos e de 180 profissionais, incluindo jornalistas e críticos, com os votos dos chefs pesando mais significativamente, representando cerca de 70% do resultado final.

Chef Alex Atala é o melhor colocado entre brasileiros do The Best Chef Awards 2023. Foto: Marcus Steinmeyer