Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Semana com 4 dias de trabalho será testada no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Brasil vai testar o impacto da jornada de trabalho de quatro dias por semana por meio de um projeto de organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que realiza diversos testes globais sobre a carga horária reduzida na rotina produtiva. A iniciativa será realizada em parceria com a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work, utilizando o método 100-80-100, já aplicado pela 4 Day em outros países. A ideia é receber 100% do pagamento, trabalhar 80% do tempo e manter 100% da produtividade. A proposta é adotar um modelo que mantenha os períodos de espera, reduza a jornada e aumente a produção. Ao final do estudo, serão medidos indicadores como estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade dos funcionários. A metodologia foi criada pela Boston College,

Embora seja uma novidade no Brasil, a redução da jornada de trabalho para quatro dias é uma realidade em vários países, como Emirados Árabes Unidos, que desde janeiro de 2022 adotou carga semanal de 36 horas para funcionários públicos, divididos em quatro dias. No Reino Unido, mais de 50 empresas participaram de testes de seis meses, e ao final, 92% dos negócios decidiram manter a jornada reduzida, com 90% dos funcionários aceitando a nova rotina. Outros países que adotaram o modelo incluem Irlanda, Suécia, Espanha e Bélgica.

Não há pré-requisitos como mínimo de funcionários para participar do projeto no Brasil, e os interessados ​​esperam mentoria sobre como a jornada vai funcionar. As empresas interessadas devem inscrever-se no site da 4 Day Week. A experiência feliz em setembro, seis meses após o encerramento das inscrições em agosto. Os gestores participarão de reuniões para compreender melhor o novo sistema. Ao final do experimento, os trabalhadores passarão por uma avaliação para indicar se a jornada foi produtiva ou não.

Fotos: Nitat Termmee/Getty Images/ Reprodução/Shutterstock