Quatro astronautas de diferentes nacionalidades compõem a tripulação que substituirá membros da Crew-9 e treinarão de volta astronautas em missão prolongada
A SpaceX lançou com sucesso a missão Crew-10 na noite desta quarta-feira, 12 de março de 2025, às 20h48 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A bordo da cápsula Crew Dragon “Endurance”, quatro astronautas seguem rumores à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma estadia prevista de aproximadamente 150 dias.
Tripulação internacional
A missão é composta por uma equipe diversificada:
- Anne McClain : astronauta da NASA, comandante da missão, realizando seu segundo voo espacial.
- Nichole Ayers : também da NASA, atuando como piloto em sua primeira missão ao espaço.
- Takuya Onishi : astronauta da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), especialista de missão, em seu segundo voo para a ISS.
- Kirill Peskov : cosmonauta da Roscosmos, especialista de missão, estreando em voos espaciais.
A diversidade da tripulação reflete a colaboração internacional contínua no programa da ISS.
Objetivos da missão
Além de conduzir experimentos científicos e realizar manutenção na estação, a Tripulação-10 tem a responsabilidade de substituir os membros da Tripulação-9. Esta missão também permitirá o retorno de dois astronautas americanos que estão na ISS há oito meses, após problemas técnicos com a cápsula Starliner da Boeing, que inicialmente deveria trazê-los de volta após uma missão de dez dias.
Transmissão ao vivo
O lançamento foi transmitido ao vivo pela NASA e pela SpaceX, permitindo que entusiastas e curiosos acompanhem cada etapa do processo, desde a contagem regressiva até a entrada em órbita.
Próximos passos
A cápsula “Endurance” deve ser acoplada à ISS aproximadamente 22 horas após o lançamento. Após a chegada, a tripulação participará de uma cerimônia de boas-vindas e iniciará os preparativos para as atividades programadas durante sua estadia.