Construção da Ponte Salvador-Itaparica Avança com Novos Passos
A construção da Ponte Salvador-Itaparica, um projeto aguardado há muito tempo, está começando a tomar forma. A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) autorizou o Consórcio Sondagem Ponte Salvador-Itaparica a realizar serviços técnicos especializados em Investigação Geológico-Geotécnica. O projeto inclui aproximadamente 102 perfurações de sondagem mista em trechos offshore e onshore ao longo do alinhamento da futura ponte.
Detalhes dos Estudos e Perfurações
A autorização, assinada por Otávio Alexandre Freire Da Silva, chefe da SPU na Bahia, e publicada no Diário Oficial da União, cobre uma área de 5.945.301,61 m² na Baía de Todos-os-Santos, entre Salvador e Vera Cruz. As perfurações começaram no dia 22 de março em Vera Cruz, utilizando plataformas para perfurar e retirar fragmentos do solo onde serão instalados os pilares da ponte. Esses materiais serão analisados por laboratórios especializados, que fornecerão relatórios detalhados sobre a composição do solo.
Envolvimento de Empresas e Investimentos
O processo de sondagem envolve a empresa de Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, Belov, que está fornecendo balsas e montando equipamentos chineses em seu estaleiro no Porto de Aratu. O investimento para a coleta de amostras do solo marítimo é de R$ 160 milhões. Em 17 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu Cláudio Villas Boas, presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, para discutir o Plano de Desenvolvimento Econômico em torno da área impactada.
Impacto Econômico e Estrutural
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica promete ser um motor econômico para a Bahia, beneficiando cerca de 10 milhões de habitantes em 250 municípios. O projeto impulsionará a economia ao atrair novos empreendimentos em setores como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. Além disso, a ponte reduzirá a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, promovendo o turismo de maneira sustentável.
Estrutura e Acessos
A ponte, que será a maior da América Latina com 12.4 km sobre o mar, incluirá novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Em Salvador, uma nova estrutura de 4 km será construída entre a região da Calçada e Água de Meninos, incluindo viadutos e túneis paralelos aos da Via Expressa. Em Vera Cruz, uma nova via expressa de 22 km será construída para direcionar o fluxo de veículos até as proximidades de Cacha Pregos. Além disso, a BA-001 será duplicada em um trecho de 8 km desde Cacha Pregos até a Ponte do Funil.
O avanço desses estudos técnicos e as perfurações de sondagem marcam um passo significativo no desenvolvimento do projeto, que promete transformar a infraestrutura e a economia da região.
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